PRESTAÇÃO DE CONTAS: TUTOR, CURADOR E MINISTÉRIO PÚBLICO
- edisangelacontador
- 9 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Em algumas situações a Justiça nomeia um curador ou tutor para responder civilmente por outra pessoa.
A tutela é para crianças e adolescentes, já a curatela é para pessoas com incapacidade física ou mental independentemente da idade.
O Ministério Público tem legitimidade para provocar o Judiciário e intervir no caso de má prestação de contas.
A prestação de contas é um dever da pessoa nomeada a administrar os bens do tutor ou curador, e muitas vezes há uma dificuldade por parte da pessoa que ficou com o encargo, seja por falta de conhecimento ou de habilidade de colocar no papel a prestação de contas.
A prestação de contas para ser aceita deve ser apresentada de forma mercantil, comprovando todas as entradas e saídas de recursos.
Uma maneira simples para apresentar a prestação de contas é elaborar uma planilha no software Excel, para isso precisa de um conhecimento básico em informática.
Outro fator importante é a apresentação de todos, sim, de todos os comprovantes fiscais de despesas, seja nota fiscal ou cupom fiscal, de supermercados, farmácias, lojas de roupas, enfim, todo e qualquer gasto deve ser solicitado o comprovante, em caso de não haver o comprovante fiscal solicitar um recibo, como por exemplo de taxi, médico e outros.
Todos os comprovantes devem ser guardados em ordem cronológica e em bom estado, infelizmente as impressoras térmicas se apagam no decorrer do tempo dificultando a conferência dos documentos na prestação de contas judicial, uma dica é, ou tirar xerox dos comprovantes, ou fazer o cadastro do CPF do tutor/curador no site da nota fiscal paulista https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login, e toda vez que o administrador efetuar uma compra é só informar o cpf do tutor/curador e quando for apresentar a prestação de contas entrar no site da https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login e salvar todos os comprovantes em arquivo digital, eles estarão legíveis e o advogado poderá juntar ao processo digital, porém se o processo for físico (o que está diminuindo, só casos mais antigos) precisa imprimir todos os comprovantes em papel para entregar e fazer a juntada ao processo.
Tela de entrada do site: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login

Na segunda tela irá aparecer o período para selecionar

Na terceira tela irá aparecer todos os documentos fiscais emitidos para o cpf do tutor/curador, basta clicar no documento em vermelho:

Na “print” parcial do documento fiscal, é só imprimir ou baixar o arquivo.

Por:
Edisangela Patricia Gobato
edisangela.contadora@gmail.com
19-99593 0764
Comments